Questões Frequentes – Clientes em Potencial
Qual a vantagem de se contratar uma Administradora de Condomínios?
Em primeiro lugar é a garantia da transparência do trabalho da comissão e o cumprimento das obrigações que podem passar despercebidas e gerar problemas futuros. São elas: prestação de contas anuais, convocações de
assembleias, decisões em assembleias, registro de atas e documentação contábil. Em segundo lugar o controle da inadimplência para garantia da arrecadação e planejamento financeiro dos projetos aprovados em assembleia. Em terceiro lugar a tranquilidade da comissão para não ser incomodada por questões administrativas, tais quais: advertências, aplicação de multas, cobranças, termo de quitação, mediação de conflitos e defesas jurídicas.
Como é a relação entre o Síndico e a Administradora? Quem toma a decisão?
O síndico é a pessoa que foi escolhida por voto para representar o condomínio. A relação prioriza a melhor administração. Nossa orientação é fundamental para suprir a inexperiência administrativa e a ansiedade de
projetos que não possuem planejamento ou aprovação em assembleia. Por isso, o contato com a empresa deve ser frequente para que ambas as partes saibam dos acontecimentos e caminhem juntas. A decisão é sempre tomada em assembleia, porém, síndico e administradora ditarão o melhor caminho, esclarecerão os motivos pelo qual tal direcionamento é o correto. E, mesmo que a decisão da assembleia não seja a preterida pelo síndico, constará em ata registrada a fim de isentá-lo de qualquer responsabilidade futura.
A Shangri-lá assume Condomínios com Administradoras em fim de contrato?
É frequente que condomínios nos consultem insatisfeitas com a prestação de serviços de outra administradora durante a vigência ou fim de contrato. Por questões éticas, a Shangri-lá não atuará na vigência de outro contrato. Contudo, orientará sobre a rescisão contratual ou como proceder diante de contratos de só trazem benefícios ao contratado.
Sou morador, como posso recomendar a Shangri-lá para meu Condomínio?
Através de sua ligação e apresentando-nos aos membros da comissão de seu predito, podemos agendar uma visita personalizada em seu condomínio.
Em termos econômicos, fazer uma auto-gestão não é melhor que contratar uma administradora?
A contratação de uma administradora possivelmente irá reajustar o valor da taxa condominial. Porém, deve-se considerar que atuar numa auto-gestão sem uma remuneração é impraticável devido ao trabalho exaustivo e aos enormes aborrecimentos. A soma dos infortúnios e remuneração pode ultrapassar o valor cobrado num contrato de administração. Além disso, a auto-gestão requer enorme disciplina da comissão e condôminos para que as questões pessoais não interfiram nas decisões. A auto-gestão é mais comumente praticada em grandes condomínios com a colaboração de vários funcionários e mesmo assim com terceirização de serviços de RH, cobrança, jurídico e contábil.
Questões Frequentes – Condôminos
A comissão de condomínio precisa realizar assembléia para tudo que for fazer no prédio?
Não. As assembleias devem pautar as obras necessárias ao condomínio que necessitam de aprovação de orçamentos. Já as obras de limpeza de caixa d´água, limpeza de caixas de gordura, desentupimentos urgentes, troca de extintores, manutenção de bombas são obras de manutenção que não precisam ser autorizadas em assembleia.
Qual a diferença entre fundo de obra e rateio?
O Fundo de obra é sugerido quando o prédio necessita realizar várias obras e não possui recursos financeiros. O objetivo é juntar dinheiro para aos poucos ir realizando as obras. Já o rateio é feito após a aprovação de um orçamento e o valor é dividido em partes iguais entre os apartamentos. A maior diferença é que no rateio as parcelas costumam ser mais altas.
Qual o prazo de atuação do síndico?
O mandato (prazo de atuação) do síndico é sempre de dois anos.
Por que a administradora pode cobrar honorários?
O artigo 389 do Código Civil regulamenta esta cobrança aos profissionais de direito. A Shangri-lá possui uma advogada que atua na área, sendo-lhe permitida tal cobrança.
Por que tenho que pagar honorários?
Os honorários são cobrados somente nos casos em que o pagamento é efetuado com mais de 30 (trinta) dias do vencimento.
Os juros e multas cobrados pela administradora são do condomínio?
Sim. Mesmo que o condomínio não tenha conta corrente própria, os valores são repassados.
Como faço para alterar o nome no boleto do condomínio?
Traga o documento de compra e venda ou escritura e apresente-o na administradora.
Qual será a data do corte no fornecimento de água no meu condomínio?
O prazo de corte é sempre definido em assembleia. Para evitar este aborrecimento, o morador deve ficar atento à data limite de pagamento descrito no seu boleto mensal.
Minha água foi cortada, qual o prazo de religação?
48 (quarenta e oito) horas após o recebimento do comprovante de pagamento pela administradora, sem contar os sábados, domingos e feriados.
Minha água foi cortada, paguei pela manhã. A que horas será religada?
A religação é feita por prestadores de serviços que ficam nas ruas. As religações serão efetuadas de acordo com a disponibilidade dos prestadores dentro do prazo de 48 horas.
Será cobrado algum valor devido ao corte da minha água?
No próximo boleto será cobrado o valor de R$ 20,00 referente a taxa de religação.
Como eu faço para obter a segunda via do boleto atualizado?
Basta clicar aqui e será direcionado para a impressão.
Por que eu não consigo pagar o boleto na lotérica após o vencimento?
Após o vencimento há cobrança de juros e multa, somente o banco descrito no boleto efetua este cálculo, ou você pode acessar este link ………….. ou entrar em contato com a administradora.
Em caso de vazamentos ou infiltração na unidades, como devo proceder?
Primeiro, procure conversar com seu vizinho para verificar o problema. Não havendo retorno, a administradora poderá notificá-lo. Não havendo sucesso, após o prazo concedido, deverá ser feita reclamação no juizado de pequenas causas.
Como faço para denunciar meu vizinho que não respeita o regulamento interno?
colocar um link para direcionar para tela inicial.